Sobre Nosso Mundo!!


O Instituto Macuco Jequitibá é uma instituição localizada na cidade de Buerarema. Funciona da Casa Jonas&Pilar, localizada à Av. Góes Calmon, 21, centro da cidade.

Casa da Cultura Jonas & Pilar

Área Externa da Casa

O Instituto esteve sem atividades e, em 2012, decidiu-se acrescentar à sua finalidade original de defesa do meio ambiente, o desenvolvimento de projetos nas áreas de cidadania, cultura e arte.

O nome advém do fato de que nessa região havia muitos pássaros macucos, hoje extintos ali. Restam apenas as majestosas silhuetas dos jequitibás nas serras que circundam a cidade.

Com apenas 20 mil habitantes e historicamente ligada à produção de cacau no sul-baiano desde o final do século XIX, o cacau não conseguiu transferir riqueza para toda população nem para sua infraestrutura.

Foto aérea da Cidade de Buerarema em 1985 - Fonte: Acervo Diego Gonzaga

O rio Macuco, que corta a cidade está poluido com esgotos domésticos. Falta saneamento e, sobretudo, conhecimento para uma população rica, dona de terras férteis, mas sem visão empreendedora diversificada.


Outrora, o município valorizava sua cultura. Era referência para o teatro regional, possuía filarmônicas e a população tinha grande autoestima, ao contrário do que acontece hoje. É num quadro social economica e socialmente desolador qu e o Instituto Macuco-Jequitibá pretende atuar.

Grupo de Arte Macuco - Fonte: Acervo Diego Gonzaga
Manifestações Artísticas 7 de setembro - Fonte: Acervo Diego Gonzaga


Marcelo Ganem - Cantor e compositor bueraremense


Marcelo Ganem - Cantor e compositor bueraremense

Marcelo Ganem - Cantor e compositor bueraremense