Palestra sobre dramaturgia e leitura dramática da peça Dois Perdidos Numa Noite Suja agitam Buerarema em 29 de abril

abril 12, 2016

O Instituto Macuco Jequitibá realiza palestra sobre a dramaturgia do escritor paulista Plínio Marcos, articulada por Ricardo Barros, herdeiro das obras do dramaturgo, no próximo dia 29, às 18 horas, na Casa de Cultura Jonas&Pilar, em Buerarema. O evento destina-se principalmente às pessoas que atuam no teatro, estudantes, professores e pesquisadores de teatro e da área de Letras, e faz parte do edital Agitação Cultural Buerarema 2016.
Logo após a palestra de Ricardo Barros, haverá a leitura dramática da peça Dois Perdidos Numa Noite Suja, cuja estreia está marcada para 17 de junho, às 20 horas, no teatro de bolso da Casa de Cultura Joas&Pilar, com os atores Pedro Lisboa e Rafael de Souza e direção de Gideon Rosa. “Nós precisamos amadurecer as questões de dramaturgia na região”, diz Gideon Rosa, também coordenador artístico do Instituto Macuco-Jequitibá, que abriga a Casa de Cultura Jonas&Pilar.
“Aqui se pensa muito pouco teatro, e se faz muito menos. O teatro é um instrumento de manifestação artística e política da sociedade, apesar de ser uma tecnologia obsoleta”, enfatiza Gideon Rosa. A intenção, segundo ele, é fazer uma provocação, principalmente ao mundo acadêmico e aos artistas, em virtude da produção teatral local ser muito precária. “Existem poucas oportunidades de preparação técnica de atores, de técnicas e muito menos de produção”.
Para o coordenador do Instituto Macuco Jequitibá, isso é muito contraditório. “Afinal, existem muitas universidades na região e uma delas, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), tem profunda tradição na área de Letras, mas faz muito pouco no campo da dramaturgia, que é uma área de conhecimento específica”, completa.
O Edital de Agitação Cultural/Dinamização da Casa de Cultura Jonas&Pilar, tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A programação começou em janeiro e prossegue até final de junho, com teatro, dança, música, oficinas, feira de artesanato e resgate de tradições populares.
O texto
Dois Perdidos Numa Noite Suja é uma peça de teatro do autor Plínio Marcos. Escrita em 1966, a peça foi apresentada pela primeira vez no mesmo ano, no Bar Ponto de Encontro, para uma pequena plateia. Foi adaptada para o cinema duas vezes, sendo a primeira no ano de 1970, sob a direção de Braz Chediak e a mais recente no ano de 2002, sob a direção de José Joffily. É uma das peças mais famosas de Plínio, tendo sido montada inúmeras vezes, tanto no Brasil como em outros países.
Serviço
O quê: Palestra sobre a dramaturgia de Plínio Marcos – Leitura Dramática do texto Dois Perdidos Numa Noite Suja
Palestrante: Ricardo Barros 
Diretor: Gideon Rosa.
Elenco: Pedro Lisboa e Rafael de Souza
Quando: Dia 29 de abril. Palestra: 18 horas. Leitura Dramática: 20 horas.
Onde: Teatro da Casa de Cultura Jonas&Pilar – Buerarema.
Entrada: Gratuita.
Informações adicionais: Gideon Rosa (73.988098770).
Assessoria de Imprensa: Mídia 3 Comunicação – Vera Rabelo (73.98809.1730)

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook