TROCAS DE GRADUAÇÕES, FORMATURAS E BATIZADOS DE CAPOEIRA ANIMARAM A CASA DE CULTURA JONAS E PILAR NO ÚLTIMO SÁBADO (08)



 O evento foi marcado com  muita roda de capoeira, sambas de roda e homenagens

A Casa de Cultura Jonas e Pilar, em Buerarema, foi palco no último sábado, 08 de dezembro de uma grande festa da Capoeira. Com as presenças dos grupos de capoeira Cabula da Bahia,Tribo Unida, Oceano da Bahia, Grupo Raça, Cais da Bahia, Casa da Vovó e Dim Dindon, foram realizados trocas de graduações, batizados e formatura.



O grupo anfitrião, Raízes de Macuco, liderado pelo contramestre Pé de Chumbo, recebeu além de pais, alunos professores  e simpatizantes da cultural da capoeira local, visitantes das cidades de Itabuna, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Almadina e Arataca. A ação foi coordenada pelo professor Edilson Júnior, que lidera a Escola de Capoeira Santa Helena.


Foram muitas histórias de vida contatas pelos mestres presentes, lindas homenagens prestadas ao contramestre Pé de Chumbo, que com certeza, junto com esse dia, que foi repleto de alegria, roda de capoeira, samba de roda,  vão ficar registrado na memória de cada um.


.O evento é mais uma ação do Projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e contou com apoio do comércio local, vereadores e comunidade civil.


Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br