DIA DO TEATRO É COMEMORADO COM OCUPAÇÃO CULTURAL NA CASA DE CULTURA JONAS E PILAR

março 29, 2019



O Dia Mundial do Teatro, que é comemorado em 26 de março,  foi festejado pela Casa de Cultura Jonas e Pilar com uma ocupação cultural que movimentou a sede da Casa com diversas atividades: mostra das oficinas de Teatro, Capoeira, Equilibrismo com Perna de Pau, ensaios e recitais de poesias. As atividades iniciaram com o ensaio aberto da peça teatral, As Fabulosas Aventuras de Frederico e, contou com a participação do autor, Daniel Stivson. O espetáculo que será apresentado em abril, faz parte de um projeto criado pela Casa de Cultura que visa difundir textos dramatúrgicos regionais.

O coordenador do Grupo A Tribo, Anderson Andhy considerou a mobilização muito proveitosa. Para ele, a ação reanimou os fazedores de arte que estão capilarizados a partir da Casa de Cultura. “Para além de uma  ocupação dos espaços da Casa, houve uma ocupação do lugar da Cultura para cada um, do lugar de fala de cada um, inclusive com o amadurecimento para a percepção da dimensão política da Cultura, sobre o seu papel incisivo sobre  demandas comuns e afins para o fortalecimento dos fazedores em nível local e a reafirmação de Buerarema no cenário regional e na esfera estadual”, afirmou.

Andhy avaliou a ocupação como um instante em que o Teatro preparou terreno, dando régua e compasso para fazer reconhecer a Cultura como a mais plural e divergente representante do inconformismo social. “Foi um momento mágico que fez a gente da arte sair do seu lugar do conforto, da acomodação e reconhecer-se agente de transformação social, agente político, personalidade artística”, declarou o coordenador.


  








You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook