CASA DE CULTURA JONAS & PILAR PARTICIPA DO SEGUNDO FESTIVAL LITERÁRIO SUL- BAHIA

setembro 25, 2021



Já está no ar o 2º Festival Literário Sul- Bahia (FLISBA). O evento acontece até dia 26 de setembro e é realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal do festival no Youtube e pela plataforma Zoom.


O tema proposto é “Primavera Literária: arte na superação da pandemia”, homenageando nomes como Paulo Freire, Carolina Maria de Jesus e Elvira Foeppel e vai envolver atividades como debates literários, saraus, slam, apresentações, oficinas e muito mais. O objetivo é difundir a literatura, promovendo o intercâmbio cultural e refletindo sobre a cultura popular, bem como a questões ligadas à diversidade de gênero e direitos humanos e sobre a participação das mulheres na literatura. 


Este ano a Casa de Cultura Jonas & Pilar marca presença no FLISBA com o podcast “Elas que Contam”, coordenado pela atriz Jenyffer Santana e o espetáculo “Cipriano”, com o texto de Tássio Ferreira e coordenação do ator Rafael Guirra. Os projetos vão fazer parte da programação do festival no dia 25 de setembro, como apresentações artísticas a partir das 16 horas.


Quem tiver interesse em receber certificação das mesas e oficinas oferecidas durante o festival podem realizar suas inscrições na plataforma do Sympla gratuitamente através do endereço:  https://www.sympla.com.br/ii-festival-literario-sul---bahia__1337857 .



O podcast “Elas que Contam”


O projeto “Elas que Contam” foi realizado durante o primeiro semestre de 2021, após sua aprovação no Prêmio das Artes Jorge Portugal, referente à Lei Aldir Blanc. O projeto desenvolveu uma série de audiodramas com cinco episódios baseados nos contos de escritoras baianas. O objetivo foi visibilizar a literatura feminina regional através da produção do podcast e gerar acessibilidade ao mesmo, visto que este foi veiculado através de plataformas digitais (Spotify, Soundcloud e Youtube) e da rádio comunitária Sideral FM- 104,.9, do município de Buerarema.


O espetáculo “Cipriano”


O espetáculo Cipriano foi realizado no município de Buerarema, durante o mês de fevereiro de 2021, após sua aprovação no Prêmio das Artes Jorge Portugal, referente à Lei Aldir Blanc. A peça trabalhou o texto de mesmo nome do diretor e dramaturgo Tássio Ferreira, de Salvador. O espetáculo trabalha temas como problemas sociais, alienação através de religiões e o sincretismo, com personagens característicos da realidade popular através da tragicomédia. A peça foi exibida através do canal do Youtube da Casa de Cultura Jonas & Pilar, seguida de lives com a equipe de produção e o elenco.



A Casa de Cultura Jonas & Pilar


Sede do Instituto Macuco Jequitibá, a Casa de Cultura Jonas & Pilar desenvolve atividades culturais e artísticas em Buerarema desde 2012. O imóvel foi cedido pela família do cantor e compositor Marcelo Ganem para a criação de espaço que trabalhasse com as manifestações artísticas sempre muito presentes no município. Atualmente a Casa de Cultura Jonas & Pilar promove ações voltadas para a área da  dança, teatro, capoeira, cinema, leitura, cidadania e meio ambiente, além de contar com um acervo literário diverso na Sala de Leitura Antônio Lopes. O Instituto Macuco Jequitibá tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Buerarema e o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook