Feira Gastronômica “Histórias da Vila Macuco - Festa da Farinha” 2021

outubro 23, 2021



A Festa da Farinha acontecerá no mês de outubro, dos dias 25 a 27/10. A ação terá formato híbrido com atividades presenciais e virtuais, e contará com palestras, mesa temática, receitas e circuito da farinha. 

A atividade pretende  valorizar a cultura e a história de Buerarema, unindo a experiência e as memórias do município com a inovação que potencializa o alcance e os resultados da Festa da Farinha a fim de dar visibilidade ao trabalho de milhares de produtores, raspadeiras, Casas de Farinha e tantos outros envolvidos com a produção e comercialização da melhor farinha do Brasil. 

Essa edição da Festa traz questões como o potencial econômico da farinha de Buerarema, caminhos para a Indicação Geográfica, divulgação de um circuito da farinha, receitas de farofa e lançamento de um minidocumentário sobre a Farinha de Buerarema. Tudo pensado para promover a informação e o desenvolvimento de um dos mais importantes alimentos da alimentação dos brasileiros: a farinha!

A ação é uma iniciativa do Instituto Macuco Jequitibá em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Buerarema. Tem o apoio institucional da Prefeitura de Buerarema e o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Saiba mais sobre a programação abaixo:



Programação

  • 25 de outubro - Segunda-feira, 19h, Canal do Youtube  – Vídeo de abertura - Minidocumentário Farinha de Buerarema

Mesa "O Potencial Econômico da Farinha de Buerarema: Indicação Geográfica como caminho para alcançar o potencial econômico'' . 

Participantes: 

Jorge Moura, Agrônomo, Secretário de Agricultura de Buerarema e Produtor Rural.

Emanuel Souza, Mestre em Propriedade Intelectual, Graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Sistemas Embarcados para Aquisição de Dados Remotos, Analista de Sistemas e de Banco de Dados, Analista de TI na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. 

Local: Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Casa https://www.youtube.com/channel/UCJey2nJW5c2p8nJ5DoaIX7w 

  • 26 de Outubro - Terça-feira, 19h, Casa de Cultura Jonas e Pilar – Palestra: Produção de Farinha e o Meio Ambiente

Palestrante - Paulo Bellini

Atividade presencial para alunos da rede municipal e estadual do turno noturno com obediência aos protocolos sanitários vigentes (público reduzido, uso obrigatório de máscara, distanciamento social).

  • 27 de Outubro - Quarta-feira, 19h Canal do Youtube -  Receitas à base de Farinha e Mandioca.
  • 25 a 27 de Outubro - No Instagram @casadeculturajonasepilar acontece o Circuito Farinha de Buerarema - divulgação dos produtores e comerciantes da farinha de buerarema.


You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook