Buerarema tem peça no Festival Latino Americano de Teatro

setembro 18, 2014

Buerarema tem peça no Festival Latino Americano de Teatro



Cena Íntima, um espetáculo de apenas meia hora de duração, integra a Mostra Interior do Festival Latino Americano de Teatro (FILTE) e estreia sexta-feira, dia 19, na Casa de Cultura Jonas&Pilar, em Buerarema, no sul do Estado. O espetáculo, dirigido por Gideon Rosa, esmiuça  um pouco do que secretamente pode acontecer entre quatro paredes.


            
            Em cena uma empregada doméstica e uma patroa falam sobre trivialidades, memórias e a rotina da vida doméstica. Mas será mesmo que se trata apenas de uma relação entre patrão e empregado? O espetáculo Cena Íntima, do urugauio-argentino Alejandro Urdapilleta (representante do chamado novo teatro argentino), com Elaine Bela Vista e Gal Macuco, com direção de Gideon Rosa propõe um olhar diferente  sobre o prazer através do diálogo – se bem que a empregada jamais se manifeste – entre duas mulheres, uma aparentemente serviçal e outra absolutamente senhora de si. “ Apesar de ser um trabalho curto, ele exige muito dos atores, muita vida interior das personagens”, diz Elaine Bela Vista, que interpreta a suposta patroa numa relação recheada de erotismo.

A PEÇA
            Ella espera ansiosa a chegada da empregada Mariluz. Fuma e bebe revelando seus vícios. Quando Mariluz, a empregada, chega mostra-se extremamente irritada com a desordem da casa. Ella fala o tempo inteiro. Segredos, memórias, desejos. Por detrás de tudo, uma aparente relação de amor e ódio entremeada por memórias de um tempo de fausto e momentos agressivos. Aparentemente enclausurada num mundo próprio Ella finge esperar o telefonema redentor que a tirará da solidão.
            O texto, de origem argentina (La Fabricante de Tortas), foi livremente traduzido para o português por Elaine Bela Vista em colaboração com a atriz argentina Janet Vargas. Nessa montagem, o texto recebeu uma leitura em que se pode identificar o peso da solidão humana, mas não se furta a brincar com o non sense tão comum no dia-a-dia e que revela a profundidade de nossas divergências com o mundo.

FICHA TÉCNICA

O quê: Cena Íntima (teatro)
Autor: Alejandro Urdapilleta (Argentina)
Direção: Gideon Rosa
Assist. Direção/Operador de Som: Rafael de Sousa
Elenco: Elaine Bela Vista e Gal Macuco
Iluminação: José Carlos Ngão
Onde: Casa de Cultura Jonas&Pilar (Buerarema) dias 19, 20 e 21, às 19 horas
Ingresso: R$ 10 e R$ 5
Comunicação: Nuproar

Contato:
Gal Macuco (73) 91552329

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook