Comemoração do Dia Nacional da Cultura

novembro 05, 2014



Dia da Cultura em Buerarema



A Casa de Cultura Jonas&Pilar em parceria com a prefeitura de Buerarema promoverá várias ações para marcar o Dia Nacional da Cultura comemorado no próximo dia 05, quarta-feira




            Mostra de artesanato, artes plásticas, apresentação de banda marcial e exibição de resultado  de algumas das oficinas artísticas do Mais Educação (Secretaria Municipal de Educação/Governo Federal), roda de capoeira e contação de histórias. Todas essas atividades serão distribuídas ao longo da quarta-feira na Casa de Cultura Jonas&Pilar (Av. Góes Calmon, 21, centro de Buerarema). O poeta e ator Ramon Vane também fará uma intervenção com recitação de poemas.
            A data comemorativa do Dia Nacional da Cultura foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata baiano Rui Barbosa (1849-1923).
            Considerado um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, Rui Barbosa tem grande importância na política do País: foi um dos organizadores da República, coautor da constituição da Primeira República e ocupou diversos cargos públicos. Além disso, foi um brilhante escritor. Dentre suas obras mais importantes, podemos citar: ‘O Papa e o Concílio’, ‘Habeas Corpus’ e ‘Cartas de Inglaterra’.

BUERAREMA, UM PONTO A MAIS NA CULTURA REGIONAL

            Uma das maneiras eficientes para uma comunidade orgulhar-se de si própria é através de ações que promovam sua cultura. Por essa razão, Buerarema – um município de forte tradição em cultura e artes – não poderia deixar passar em branco a data de 05 de novembro.
            “Às vezes, as pessoas em geral esquecem que a Cultura é tudo o que envolve o comportamento humano, e, quando se referem a Cultura é como se fosse algo longínquo e distanciado, esmeradamente elaborado pertencente a hábitos ligados a pessoas com alto nível de conhecimento. Mas não é bem assim, ao contrário, a cultura está, principalmente, nas características de uma comunidade,  não importando aí o nível de elaboração das manifestações”, diz Gideon Rosa, coordenador artístico da Casa de Cultura Jonas&Pilar.
            “Ao propormos comemorar o Dia Nacional da Cultura em Buerarema, estamos criando a oportunidade para que a comunidade orgulhe-se de si própria como se estivesse diante de um espelho. Nesse dia, traremos para as ruas a cultura de Buerarema através de ações simples que representam os hábitos e a produção da comunidade”, diz Milena Sanjuan, diretora de cultura de Buerarema.

PROGRAMAÇÃO

a)     Artesanato Local (para marcar uma tradição em risco de extinção que é a produção de objetos para todas as utilidades diárias, desde a decoração até a culinária, e que é pouco conhecida da comunidade)
b)     Roda de capoeira (para marcar a presença forte da cultura vinda da África adaptada às condições brasileiras e que, como num refluxo, é admirada no planeta inteiro e se transformou num patrimônio da humanidade)
c)      Tradição Musical (fanfarras, bandas marciais, filarmônicas, grupos musicais e compositores que já projetaram Buerarema no cenário regional)
d)     Recitação (para marcar a tradição artística do município que tem projetado seu nome através dos seus artistas para muito além da região sul da Bahia)
e)     Contação de Histórias (para recuperar a marca da ancestralidade que perpetuava seu conhecimento basicamente através da oralidade)
f)       Elaboração de beijus de goma e bolos ( para marcar a forte tradição do município na produção dos derivados da mandioca cuja farinha artesanal adquiriu prestígio para muito além da fronteira grapiúna)


Contato:
Milena Sanjuan (Divisão de Cultura):88439315 e 81342960

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook