Buerarema realiza seu II Fórum de Cultura

outubro 21, 2022

 

Aconteceu, no último dia 19 de outubro, o II Fórum de Cultura de Buerarema - Reconhecer (se), Reorganizar (se) e Redimensionar (se). Realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do FAEGSUL - Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul e do Instituto Macuco Jequitibá, o fórum abordou os Sistemas de Cultura e a importância da participação social para o processo de institucionalização das políticas culturais no município. Na ocasião, foram eleitos os novos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Políticas Culturais.


A convite da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Glécia Andrade, diversos artistas e produtores culturais de vários segmentos compareceram à Câmara Municipal, assistiram as palestras “Sistema Municipal de Cultura”, proferida por Mestra Janete Lainha, atual Representante de Cultura do Território Litoral Sul e, “Cidadania Cultural: a importância da escuta ativa e da  participação social para construção de uma política pública de cultura efetiva” proferida pela jurista e especialista em Gestão Cultural, Bruna Setenta.


A mesa de abertura contou com as participações do Prefeito e vice-prefeito, Vinícius Ibrann e Gel da Farmácia; de Roque Borges, atual presidente da Câmara Municipal, da RTC Janete Lainha, da Secretária Glécia Andrade, da atual presidente do FAEGSUL - Cristiane Santana, Pai Joca, Gal Macuco e Laura Ganem, representando os povos de terreiro e a sociedade, respectivamente.


O período da tarde foi totalmente dedicado à eleição do novo conselho. A lei do conselho, de 26 de dezembro de 2011, dispõe que ele deve ser composto por 4 grupos formalmente constituídos com reconhecimento na cidade, que no ato da eleição indicam seus titulares e suplentes e, por 4 representantes do Poder Público, a serem indicados pela gestão municipal. Foram eleitos:


Grupo de Capoeira Raízes de Macuco (47 votos)

Titular: Admilson Reis (Misso)

Suplente: Itasiane Freitas dos Santos


Povos Tradicionais de Matriz Africana (46 votos)

Titular: Joeldson Pereira (Pai Joca)
Suplente: José Rosival


Casa de Cultura Jonas&Pilar (44 votos)

Titular: Renata Figueiredo

Suplente: Gal Macuco


Quadrilha Rastapé de Macuco (42 votos)

Titular: Lemartez Alves dos Reis (Carlinhos)

Suplente: Diego Gonzaga


A Prefeitura Municipal tem até o próximo dia 27 para indicar seus representantes, visto que é a data definida para a posse dos novos conselheiros Municipais de Políticas Culturais de Buerarema, a ocorrer também, na Câmara Municipal.


You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook