ESPETÁCULO INFANTIL AS FABULOSAS VIAGENS DE FREDERICO ESTREIA NESTE SÁBADO (08), NA CASA DE CULTURA JONAS E PILAR

junho 08, 2019


             
As apresentações acontecem nos dia 08, 09, 15 e 16 de junho, às 17h

Com objetivo de dar visibilidade à dramaturgia sul baiana, a Casa de Cultura Jonas e Pilar, em Buerarema, lançou no próximo sábado, o Projeto Valorização da Dramaturgia Regional, com a montagem do espetáculo teatral infantil “As Fabulosas Viagens de Frederico”, de Daniel Stivson, dirigido por Gideon Rosa.



A peça conta a história de duas crianças criadas num orfanato, o qual era coordenado por uma mulher muito má: Madame Zillú. Ela não deixava os garotos saírem, exceto Frederico, que tinha a tarefa de colocar o lixo para fora. Os garotos não tinham acesso a livros, nem a escola. Até que aparece Theodoro para mudar a vida das crianças com a leitura e suas viagens no mundo da literatura.



Daniel conta que está muito feliz pela oportunidade, e por fazer parte da montagem e também do elenco, ainda mais tendo a direção de Gideon Rosa.  “É meu primeiro trabalho dirigido por um diretor, e quem escreve sabe que a parte mais importante depois de finalizar o texto é o ver tomando forma e os personagens ganhando vida”, afirmou.



O idealizador do projeto, Gideon, relata que os expoentes da literatura baiana são todos do Sul da Bahia, com exceção de Ubaldo Ribeiro e, que a produção literária melhor representa a literatura baiana. “A difusão dos textos dramatúrgicos contribuirá para evidenciar a dramaturgia e autores da microrregião cacaueira”, explica.



Este é o primeiro texto a ser montado por meio do projeto  de difusão de textos dramatúrgicos. Gideon explica ainda que a Casa estará montando um banco de textos dramáticos de autores regionais. “Esses textos poderão ser selecionais para montagem ou podem ser utilizados para Leituras Dramáticas”.


Os autores interessados em adicionar seus textos ao acervo podem enviá-los para o e-mail: institutomacucojequitiba@gmail.com.As peças farão parte do Banco de Textos Dramatúrgicos da Sala de Leitura Antônio Lopes, que  serão lidos paulatinamente e não há compromisso em se fazer montagens ou leituras. Para isso vários fatores são considerados, a exemplo de recursos e disponibilidade de atores.

O espetáculo é mais uma atividade que faz parte do  Projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, Bahia.









You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook