Acordar Para A Vida - Experiência Cineclubista

abril 23, 2020



Com o que sonhou hoje?
Para agora e tenta se lembrar.
Geralmente a lembrança fica mais forte assim que despertamos. Consegue se lembrar de algum sonho marcante nos últimos dias? Os sonhos ficam mais nítidos quando percebemos que estamos sonhando. Experimenta ligar ou desligar o interruptor de luz. Se a iluminação não se alterar, é por que está sonhando. Essa é uma das dicas que Waking Life dá.

Waking Life é uma espiral onírica, o personagem principal vive um sonho dentro de outro sonho. A cada camada em que ele se aprofunda temos contato com diversas ideias sobre a natureza do tempo, da memória, do cinema, da identidade, do livre-arbítrio, dos próprios sonhos, tudo o que envolve a existência. Há sempre alguém falando o tempo todo. Com citação e às vezes participação de filósofos, poetas, religiosos, cientistas, psicólogos, etc.

Waking Life foi lançado em 2001 e dirigida por Richard Linklater (Boyhood). Linklater rodou todas as cenas do filme com os atores do elenco, repassando-as depois para Bob Sabiston, que com sua equipe de 30 animadores recobriu cada cena através da computação gráfica, transformando o filme em um longa de animação em Rotoscópio.
As cores, os traços, os movimentos das animações e a música são perfeitos para embalar nossa consciência nesse sonho. Para quem se permite, é um filme para se assistir e reassistir cada vez mais desperto.

Waking Life é o filme da semana do quadro Experiência Cineclubista da Casa de Cultura Jonas & Pilar e tem LIVE marcada no instagram nessa próxima terça-feira (28 de abril) às 19h. A proposta é realizarmos uma roda de conversa através da internet. Fica a sugestão para assistir o filme e vir compartilhar suas impressões e comentários! :) 


Direção: Richard Linklater
Gênero: Animação/Drama
Duração: 1h39min
Nacionalidade: EUA
Ano: 2001
Sinopse: Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.












What do you want to do ?New mailCopy

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook