O Santo e a Porca, de Suassuna, encerra a Primavera Cultural em Buerarema

dezembro 11, 2013

O Santo e a Porca, de Suassuna, encerra a
Primavera Cultural em Buerarema

 
         Nesta quinta-feira(12.12.2013), às 19 horas, a Casa de Cultura Jonas&Pilar, em Buerarema, apresenta a leitura dramática do texto O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, com o grupo A Tribo e direção de Gideon Rosa.
         O Santo e a Porca (1957) é uma comédia que aborda o tema da avareza. O texto, segundo o próprio Suassuna, é "uma imitação nordestina" da peça Aulularia, também conhecida como a Comédia da Panela, do escritor romano Plauto.  Relata o casamento da filha de um avarento, sendo que o "santo" do título é Santo Antônio e a "porca" é um cofrinho, símbolo do acúmulo de dinheiro .
            Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura o religioso e o profano.
            Apesar de engraçado, o texto tem um fundo filosófico, o que não pode passar despercebido. O texto não se sustenta só com o riso, mas sobretudo pela visão crítica. Suassuna utiliza uma trama muito simples para tratar de algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual.
           
FICHA TÉCNICA
O quê: Leitura Dramática – O Santo e a Porca
Autor: Ariano Suassuna
Direção: Gideon Rosa
Elenco: Cristiano Nunes, Cleide Jardim, Diego Gonzaga, George Mendes, Gilda Lins, Laise Oliveira, Leomar Vieira  e Gideon Rosa (rubricas)
Coordenação do grupo A Tribo: Anderson Andhy
Onde: Casa de Cultura Jonas&Pilar (Buerarema, centro)
Quando: Dia 12, às 19 horas
Entrada Franca

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook