CASA DE CULTURA JONAS E PILAR DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE MARÇO

março 10, 2019


Teatro, dança, cinema e música fazem parte das atividades
Novidades é o que não faltam na programação do mês de março da Casa de Cultura Jonas e Pilar, em Buerarema. As atividades voltadas para a cultura, cidadania e meio ambiente fazem parte do Projeto de Ações Continuadas, que tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, Bahia- Aqui é Trabalho, e contempla com o projeto, iniciado em 2017, pessoas de todas as faixas etárias do município.
No mês dedicado à mulheres, já aconteceu, no dia 08, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Roda de Capoeira Mulheres que Gingam, com a participação da contramestre de capoeira do grupo Cordão de Ouro, núcleo RAIZ DA CDO, Bruna Setenta para formação musical e bate-papo sobre como Viver a Cultura.
A roda aberta de música acústica, o Luau de Macuco, em parceria com o Coletivo Casa Flor e Recantos de Macuco acontecerá todas às sextas-feiras, na Praça Domingos Cabral, de 20:30h às 22:30h . Quem quiser participar, pode chegar com seu instrumento. Já no dia 09, teve o início da oficina de Capoeira. As aulas acontecem aos sábados, de 14h às 16h com o objetivo de vivenciar o jogo de capoeira e seus estilos. Discutir/refletir sobre os rituais/regras da roda de capoeira e vivenciá-la.
Outra atividade que já tem pauta marcada na Casa, é Cineclube, que traz todas as segundas, sempre às 19h, exibição e debate sobre filmes.  O cineclube visa  contribuir para a cidadania cultural e a formação de novos públicos, ampliando a percepção e a experiência do espectador
E com objetivo de proporcionar equilíbrio para as pessoas através da prática da arte do movimento corporal associado ao ritmo harmônico entre os indivíduos que buscam uma estabilidade das suas emoções, inicia no dia 12, a oficina Circular Sagrada, com o I Ciclo de Conversa, que neste mês de março o tema será, “Mulher”. A Oficina é ministrada pela educadora física, Isabela Santos e as aulas acontecem todas as terças, às 18h. Inscrições no local e horário da atividade.
A atividade que vem despertado novos artistas infantojuvenis está de volta. A oficina de teatro que busca desenvolver a expressividade psicofísica do participante, estimular o desenvolvimento da capacidade criativa e o potencial artístico, exercitar a expressão vocal e corporal, desinibir e liberar formas dinâmicas de comunicação e concretizar a afetividade do trabalho em grupo terá início no dia 14 e segue até o mês abril, com apresentação de espetáculo prevista para maio.

Novidade da oficina de teatro em 2019

Em 2019 os participantes receberão treinamento de preparação às técnicas circenses de equilibrismo com perna de pau e técnicas de palhaço.  Com o objetivo de incentivar a prática do exercício físico e da atividade cultural a partir do ensino de técnicas da arte circense para o público infantojuvenil. Aula inaugural e supervisão de Anderson Andhy.

Equilibrismo com perna de pau
Com Iuri Prudente

- Equilibrismo com técnicas de concentração, postura física, força e equilíbrio sobre o corpo e objetos (perna de pau).

Técnicas de palhaço
Com Camilla Nobre Santana

- O curso de palhaço para iniciantes visa apresentar técnicas de palhaço, afim de colaborar com os saberes dos participantes. A técnica de palhaço possibilita um mergulho  individual em busca do ser. Vivencia o trabalho coletivo e permite um campo fértil  para a criatividade.
Em face da importância da água para a sobrevivência humana e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível o Instituto Macuco Jequitibá, Núcleo de Meio Ambiente e em parceria com o escritório local da Empresa Baiana de Águas e Saneamento –EMBASA/Buerarema, promoverá, no dia 18,  na  Casa de Cultura Jonas e Pilar, palestra com o  tema: “Entre no clima do uso responsável e simulação das fases do tratamento da água na estação e atividades de conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. No dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água. A data foi instituída pela ONU em 1993.

Mais informações nos links:

Inscrições para oficinas e agendamento de escolas através do e-mail: oficinacasajonasepilar@gmail.com


You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook