PROGRAMAÇÃO CINECLUBE DA CASA DE CULTURA JONAS & PILAR MARÇO E ABRIL

março 09, 2019

'As exibições retornam nessa segunda dia 11'

Segundas ás 19h,  o Cineclube da Casa de Cultura Jonas & Pilar promove a exibição de clássicos do cinema mundial e outros filmes de arte sempre às segundas-feiras 19 horas. As sessões ocorrem com a combinação de um curta com um longa-metragem. Ao final das exibições é possível participar de debates através de rodas de conversa. Começamos a temporada 2019 com uma imersão nas animações do francês René Laloux. Confira a programação completa abaixo.

Essa atividade faz parte do Edital de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, que tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura da Bahia- Aqui é Trabalho.

11/03 Porta de Fogo e Os Mestres do Tempo 

 Porta de Fogo (1984)


Sinopse: A morte do guerrilheiro Carlos Lamarca no sertão da Bahia, reproduzindo uma metáfora da transcendência da morte em que o cangaceiro Lampião surge para preparar Lamarca para aquele momento.
Duração: 22 min
Direção: Edgar Navarro
Gênero: Drama
Classificação: 12 País: Brasil


Os Mestres do Tempo (1982) 




Sinopse: O piloto Claude é obrigado a fazer um pouso de emergência no planeta Perdide. Ele fica ferido mas ainda tem tempo para avisar o seu amigo Jaffar o que está acontecendo. Claude manda que seu pequeno filho Piel, com apenas cinco anos, procure refúgio nas montanhas antes que as vespas gigantes que controlam o planeta apareçam. O que se segue é a luta do pequeno menino pela sobrevivência em um planeta estranho. Duração: 1h 19min Direção: René Laloux Gênero: Animação, aventura. Classificação livre País: França 1

18/03 O Enrascado e Gandahar 

O Enrascado (1922) 




Sinopse: Após acidentalmente roubar um carregamento de móveis, um jovem invade o desfile do Departamento de Polícia de Los Angeles e passa a ser perseguido por toda a cidade.
Duração: 18min
Direção: Buster Keaton e Edward Cline
Gênero: Comédia Classificação livre
País: EUA

Gandahar (1987) 





Sinopse: Uma misteriosa e terrível ameaça paira sobre Gandahar, a terra do prazer de viver e de amar, governada por Ambisextra e seu Conselho de Mulheres sediado em Jasper - uma cidade com a forma de um corpo feminino. Syl, belo e jovem servo, é instruído a viajar para descobrir quem seria cruel e ousado o bastante para matar os pássaros-espelho, guardiões das fronteiras de Gandahar.

Duração: 1h 23min
Direção: René Laloux
Gêneros: Animação, ficção científica.
País: França

25/03 Um Cão Andaluz e Planeta Selvagem 

Um Cão Andaluz (1929) 




Sinopse: Sonho? Realidade? Subconsciente? Uma aventura surrealista de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

Duração: 16 min
Direção: Luis Buñuel
Gênero: Experimental
Classificação: 12
País: Espanha

Planeta Fantástico (1973) 




Sinopse: No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos (ou animais de estimação) dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs. 

Duração: 1h 12min
Direção: René Laloux
Gêneros: Animação, Drama
Classificação:10
País: França

01/04 Os tempos mortos e Persona 

 Os tempos mortos (1964)



Sinopse: O que é o homem? O homem faz guerra, o homem mata, o homem caça, o homem é executado. Uma montagem que mistura desenhos originais de Roland Topor. 

Duração: 10min 
Direção: René Laloux
País: França

Persona (1966) 



Sinopse: Após um desempenho na peça "Electra", uma famosa atriz, Elisabeth Vogler (Liv Ullmann), pára de falar. Sua psiquiatra, Lakaren (Margaretha Krook), a deixa sob os cuidados de Alma (Bibi Andersson), uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. 

Duração: 1h 23min 
Direção: Ingmar Bergman 
Gênero: Drama Classificação: 14 
País: Suécia 

08/04 Daniel Bergman e Eu não sou um homem fácil 

Daniel Bergman (1967) 



Sinopse: Os dois primeiros anos do meu filho Daniel Sebastian.

Duração: 11min
Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia

Eu Não Sou um Homem Fácil (2018)



Sinopse: O machista Damien (Vincent Elbaz) acorda em um mundo onde as mulheres e os homens têm seus papéis invertidos na sociedade, e tudo é dominado por mulheres. Ele entra em conflito com La Coach (Moon Dailly), uma poderosa escritora. 
Duração: 1h 38min 
Direção: Eléonore Pourriat 
Gênero: Comédia 
País: França 

15/04 Filha e Os Pássaros Hitchcock 

Filha (2003) 


Sinopse: O pior pesadelo de uma mãe acaba sendo sua pior realidade. 

Duração: 14 min 
Direção: Eduardo Rodriguez
Gênero: Terror
Classificação: 14
País: EUA

 Os Pássaros (1963) 



Sinopse: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas. 

Duração: 1h 59min
Direção: Alfred Hitchcock
Gênero: Suspense Classificação: 12
País: EUA

22/04 Manoel Chiquitano Brasileiro e A revolução dos bichos 

Manoel Chiquitano Brasileiro (2013) 



Sinopse: A luta do povo chiquitano que atravessa um conflito de identidade étnica mas vem buscando a demarcação de suas terras tradicionais, apesar das pressões que sofre dos grandes fazendeiros e pecuaristas da região na fronteira Brasil-Bolívia e da maioria dos políticos de Mato Grosso. O povo Chiquitano vive nos dois países e foi separado ao longo de sua história por uma fronteira que não desejou e sequer foi consultado. Através da Romaria de Santa Ana que sai da Bolívia e percorre as comunidades indígenas de ambos os países os Chiquitanos desafiam os limites impostos pela fronteira, na tentativa de se reencontrarem e se reconhecerem como iguais, através da fé. 

Duração: 27 min
Direção: Glória Albues e Aluízio de Azevedo
Gênero: Documentário
Classificação livre

A Revolução dos Bichos (1999) 


Sinopse: Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. 

Duração: 1h 30 min
Direção: Josh Stephenson
Gênero: Aventura
Classificação livre
País: EUA

29/04 O Rei do Cagaço e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro 

O Rei do Cagaço (1977) 




Sinopse: O ato de defecar, filmado de forma explícita, introduz história paródica de um manifestante que descobre a força política das fezes e passa a fazer atentados com cocô, inicialmente contra vítimas urbanas, transeuntes conformados ou atirando os dejetos dentro de carros. Progressivamente ganha contornos políticos mais nítidos e evacua em várias instituições baianas. 

Duração: 11 min
Direção: Edgar Navarro
Gênero: Experimental
Classificação: 14
País: Brasil

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969) 


Sinopse: Antônio das Mortes é um antigo matador de cangaceiros que é contratado por um coronel para matar um beato agitador. Ele confronta sua vítima, mas decide poupar sua vida. Mais tarde, ele resolve apoiar a causa do povo contra os desmandos do coronel. 

Duração: 1h 35min
Direção: Glauber Rocha 
Gênero: Drama 
Classificação: 12 
País: Brasil

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook