Cineclube na quarentena - Programações de Abril e Maio

maio 08, 2020



Nessa quarentena alguns de nós ganhamos tempo para fazer algumas coisas que não estávamos conseguindo antes, como por exemplo, dormir bastante! Talvez isso possibilidade maior proveito do conteúdo de nossos sonhos, ferramenta de comunicação entre nosso subconsciente (que representa a maior parte da nossa atividade cerebral, cerca de 96%) e consciente. Dando atenção ao tema dos sonhos escolhemos a aventura onírica Waking Life (Acordar Para a Vida) nessa fase virtual do Cineclube, com postagens e lives semanais comentando os filmes. Para completar a programação de abril, dois clássicos franceses: O Lindo Verde ou Turista Espacial, título adotado no Brasil, e Planeta Selvagem, também chamado de Planeta Fantástico. Os dois dialogam com o caráter transcendental de Waking Life e tem muitos paralelos entre si. Nas duas histórias vemos a relação de extraterrestres com os seres humanos. Existem momentos de guerra, mas, sobretudo esse contato contribui para uma evolução mútua, uma troca harmoniosa. E nos dois filmes temos a presença constante da telepatia! São momentos marcantes do cinema que não envelhecem. Caso queira assistir ou baixar pelo nosso google drive clique aqui. As lives com comentários dos filmes estão disponíveis no canal do youtube Casa de Cultura Jonas & Pilar e clicando no título de cada um a seguir você pode ler os comentários sobre esses filmes compartilhados em abril: 









Em maio começamos a programação com um exemplo de ação prática. O povo de Bougainville é considerado responsável pela primeira revolução ecológica do mundo, recorrendo à Terra para encontrar as formas de defendê-la de uma gigante mineradora multinacional e de colonizadores.  Na sequência, voltamos a um sentimento recorrente na quarentena, a solidão. Mas não trazemos filmes que falam disso diretamente, seria melodramático demais. Dark Star e 2001: Uma Odisseia no Espaço são dois dos longas espaciais que refletem metaforicamente o estado flutuante que passam alguns de nós. E pra finalizar o mês de maio com mais uma dose de realidade atual, Ensaio Sobre a Cegueira, baseado na ficção pós-apocalíptica de José Saramago, numa analogia ácida com a confusão social em que vivemos. 



Confira a programação de maio:





A Revolução dos Côcos 05/05/2020
LIVE 12/05 ÀS 19H

Duração: 52 minutos



Sinopse: Produzido pela National Geographic, o documentário relata a luta do povo de Bougainville contra a mineradora inglesa multinacional Rio Tinto Zinc. O movimento composto por um grupo de mineiros cria o Exército Revolucionário de Boungainville e inicia uma rebelião separatista contra o governo da Papua Nova Guiné, durante os anos de 1988 à 1997.

Dark Star 12/05/2020


LIVE 19/05 às 19h

Gênero: Ficção científica, comédia
Direção: John Carpenter
Sinopse: A tripulação da espaçonave Dark Star está numa missão há 20 anos e tem um único objetivo: Destruir planetas instáveis que estão no caminho das rotas comerciais de navegação. Só que depois de tanto tempo, as coisas começam a dar bizarramente erradas.
Duração: 1h 25 min
Nacionalidade: EUA
Ano de lançamento: 1974


2001: Uma Odisseia no Espaço 19/05/2020

LIVE 26/05 ás 19h

Gênero: Ficção científica
Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.
Duração: 2h 21min
Nacionalidade: EUA/ Reino Unido

Ano de lançamento: 1968


Ensaio Sobre a Cegueira 26/05/2020




Live 02/06 às 19h

Gênero: Drama, ficção científica
Direção: Fernando Meirelles
Sinopse: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.
Duração: 1h 58 min
Nacionalidade: Japão, Brasil, Canadá
Ano de lançamento: 2008


Postado por Lucas O. Rosário

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook