ESPETÁCULO INFANTIL “AS FABULOSAS VIAGENS DE FREDERICO” SELECIONADO PARA O FESTIVAL DE TEATRO DO INTERIOR DA BAHIA

maio 20, 2021




 A peça "As Fabulosas Viagens de Frederico" de Daniel Stivson, dirigida por Gideon Rosa foi selecionada para a quarta edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia. O espetáculo participa da mostra competitiva (excepcionalmente realizada em Salvador, somente com comissão julgadora na plateia, por conta da pandemia do coronavírus). 

O público poderá assistir à apresentação no canal do Festival no YouTube , em exibição única ao vivo. A apresentação será na cidade de Salvador-Ba no dia 27 de maio de 2021, às 16h.

 (https://www.youtube.com/user/PremioBraskem/featured).

    Com temática infanto-juvenil, o espetáculo conta a história de duas crianças criadas num orfanato coordenado pela malvada Madame Zillú. Ela mantinha os garotos presos sem acesso a livros, nem à escola. Até que aparece o Sr. Theodoro para mudar a vida dos meninos. Será que consegue? 

O espetáculo esteve em cartaz de junho a outubro de 2019 na Casa de Cultura Jonas e Pilar. Em setembro de 2019 participou do Festival Internacional Latino-americano de Teatro da Bahia. É o primeiro espetáculo infantil do Instituto Macuco Jequitibá e integra o programa de Difusão da Dramaturgia Regional, cujo objetivo é valorizar e divulgar os dramaturgos da região grapiúna. Na sua primeira temporada alcançou um público com mais de três mil pessoas (3.000).

    Com a apresentação no Festival de Teatro do Interior o espetáculo estará concorrendo a uma vaga ao prêmio Braskem de Teatro, a maior premiação do setor na Bahia. A participação de “As Fabulosas Viagens de Frederico”, no festival, visa abranger a maior quantidade possível de espectadores para mostrar essa narrativa que traz características importantes e valoriza a dramaturgia do Sul da Bahia. 


A Montagem

A montagem de As Fabulosas Viagens de Frederico é o produto final de um processo de formação: a oficina de teatro infanto-juvenil. É uma iniciação no teatro que envolve os alunos em todo o processo de construção da cena. É o primeiro espetáculo infantil do Instituto Macuco Jequitibá e integra o programa de Difusão da Dramaturgia Regional, cujo objetivo é valorizar e divulgar os dramaturgos da região grapiúna.

As Fabulosas Viagens de Frederico reúne três temas contemporâneos: maus tratos a crianças em orfanato, crianças ausentes da escola e a questão da leitura como chave para se avançar na aquisição de conhecimento. Daniel Stivison é dramaturgo ainda muito jovem, o que quer dizer, a caminho de um amadurecimento, é impressionante como ele usa esses três temas. Evidentemente que os três problemas parecem existir sempre interligados e isso dá fôlego a construção de uma história lúdica que toca em assuntos que nossa sociedade tem sido incapaz de resolver.

A rigor, são quatro atores que se desdobram não só com seus personagens, mas também manipulando os bonecos articulados. Sem reinventar a roda, Daniel procura encontrar pontos de contato com o público-alvo a fim de que ele compreenda essas três temáticas e fiquem alerta em sua própria defesa: ir a escola e adquirir o hábito de ler é a única maneira para se ter acesso a um conhecimento sólido que prepara o indivíduo para a vida adulta.

Mas como discutir isso com as crianças? A encenação tenta reforçar o lúdico existente no texto acrescentando brincadeiras de roda, pernas de pau e muita música que utiliza o hip-hop com uma base percussiva. A Música é autoral com criação e execução de Moses Ferreira. Não haverá heróis, nem vilões, mas há muito conflito. (Gideon Rosa)

Os interessados em enviar textos dramatúrgicos ou comentários devem usar o seguinte email: institutomacucojequitiba@gmail.com

Festival de Teatro do Interior da Bahia ganha edição virtual

O Festival de Teatro do Interior da Bahia vai reunir 12 espetáculos em uma edição virtual que acontece entre os dias 5 e 28 de maio. Além das peças, que poderão ser conferidas através do Youtube, o evento conta ainda com oficinas ministradas por membros da comissão julgadora sobre temas como o texto dramático, produção cultural e mais.


Ficha técnica

DIREÇÃO: Gideon Rosa

AUTOR: Daniel Stivson

ELENCO:

Frederico – Rafael de Souza

Madame Zilú – Jenifer Silva

Alfred – Luís Augusto Porto

Narrador/Teodoro: Daniel Stivson

Juiz - Larissa Profeta

PRODUÇÃO GERAL DA MONTAGEM: Anderson Andhy

Instrutores da Oficina: Anderson Andhy, Camila Nobre e Iuri Prudente.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Cristiane Santana e Victor Aziz

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Tânia Nascimento

CENÁRIO E FIGURINOS: Anderson Andhy

EXECUÇÃO DE FIGURINOS: Vera Melo e Vitor Bispo

ILUMINAÇÃO: José Carlos Ngão

COREOGRAFIA, BONECOS ARTICULADOS e ARTE DIGITAL : Daniel Stivson.

MANIPULAÇÃO DOS BONECOS: Daniel Stivson e Luís Augusto Porto

DIREÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL: Moses Ferreira

MÚSICO: Bodynho

VOZES: Daniel Stivson, Jenifer Silva, Luis Augusto Porto, Moses Ferreira, Rafael de Souza, Larissa Profeta.

ARTE DIGITAL : Daniel Stivson

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Jenyffer Santana


You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook