O INSTITUTO MACUCO JEQUITIBÁ LANÇA PLATAFORMA VIRTUAL GRATUITA DO PROJETO "HISTÓRIAS DA VILA MACUCO” EM BUERAREMA
julho 05, 2021Arte de divulgação |
O lançamento oficial da plataforma acontecerá na Câmara de Vereadores de Buerarema, no dia 09/07 (sexta-feira), a partir das 17h, sendo transmitida simultaneamente no Youtube pelo canal da Casa de Cultura Jonas e Pilar.
O objetivo do projeto é resgatar e preservar a memória do município por meio da catalogação de registros que retratam a história da cidade, como: fotografias, vídeos, depoimentos, entre outros. Os temas abordados tratam das principais manifestações culturais e históricas que fazem parte da cidade, além de trazer aspectos sociais e políticos característicos da cidade de tantas lendas e tradições.
Os registros vão ser disponibilizados de forma gratuita por meio de um site próprio do projeto para todo o público e posteriormente distribuído em formato digital para toda rede escolar do município, contextualizando os momentos e contando a trajetória da antiga Vila Macuco.
O início
O projeto “Histórias de Vila Macuco” ao longo de três anos (2018-2020) convida moradores da cidade para a realização de rodas de conversa sobre momentos que marcaram a história de Buerarema. Os encontros aconteciam sempre na Casa de Cultura Jonas & Pilar e contaram com nomes como: Gideon Rosa, Rita Maria Souza, Anderson Andhy, Gal Macuco, Paulo Beline, Marcelo Ganem, Antônio Lopes, Jidebaldo Souza e muitos outros. Em 2020, o projeto teve seguimento por meio de lives no Instagram por conta da pandemia da Covid 19, trazendo novos convidados que somaram memórias do município.
Os relatos de uma cidade vista pelos olhos de quem vivenciou as suas histórias com respeito e admiração. Assim, após estes três anos consecutivos de projeto, vão ser disponibilizados para toda a comunidade bueraremense e para as pessoas que se identificam com este lugar: os vídeos, relatos, fotografias, nesta plataforma virtual para que se reconheçam e construam junto com a equipe mais um capítulo da história de Buerarema.
O edital
O Edital n.º 01/2020 – Premiação Aldir Blanc Bahia/ Prêmio Fundação Pedro Calmon faz parte do Programa Aldir Blanc Bahia (PABB), criado para dar apoio ao setor cultural no período de pandemia da Covid 19, transfere a renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e a realiza chamadas públicas e concessão de prêmios.
“O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.” (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia- SECULT)
Ficha Técnica
Curadores: Gideon Rosa, Anderson Guimarães, Rita Maria Souza, Rafael Guirra
Direção do Projeto: Laura Ganem
Coordenação Geral: Cristiane Santana
Produção: Tânia Nascimento
Assessoria de Comunicação: Jenyffer Santana
Web Designer/Design Gráfico: Maria Clara Fernandes
Gravação de Vídeo: Gilvan Martins
Edição de Vídeo: Victor Aziz
Assistentes de Produção: Lucas Rosário e Renata Figueiredo
Financeiro: Cleide Jardim
0 comments