20 de novembro em Buerarema

novembro 26, 2021

 

Aconteceu sexta-feira passada dia 19 de novembro às 10h, uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores de Buerarema em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro, data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

A presidência do Instituto Macuco Jequitibá foi convidada a compor a mesa da sessão representando a Casa de Cultura Jonas e Pilar. Na fala, a presidente Renata Figueiredo ressaltou que a Casa de Cultura está aberta para o diálogo e para receber todos os grupos presentes e demais pessoas interessadas em produzir espetáculos artísticos e outros tipos de movimentação cultural que reflitam sobre a cultura africana, cultura afro-brasileira, inclusão de negros na sociedade, igualdade social, racismo, discriminação e afins.

O vice-presidente do Instituto Admilson Reis e mestre de capoeira Pé de Chumbo apresentou junto com o grupo de capoeira Raízes de Macuco uma performance cênica inspirada no Maculelê. Em sua fala sugeriu consolidar o dia 20 de novembro como feriado municipal, já que o Estado da Bahia ainda não o fez.

Na ocasião também estiverem presentes diversos representantes de Terreiros de Candomblé e Umbanda do nosso município, recebendo homenagem e o reconhecimento legal da Câmara Municipal de Buerarema através de Decreto Lei, refletindo sobre uma das formas de racismo mais explícitas na nossa sociedade contemporânea, a discriminação à religiões de matriz africana. Foi sugerido por Pai Joca, representante da Casa Mametu Kayala Ye Nkosi, que o dia 20 de novembro fosse também o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, a exemplo de projeto recentemente aprovado em Itajuípe.

Também foram homenageadas outras personalidades negras do nosso município como a locutora Layane Santana e Cláudio Conceição, autor do blog Macuco News. 


Fotos: Fábio Lemos (Buera 24H)















You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook