ACONTECEU NA CASA: CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DO INSTITUTO MACUCO JEQUITIBÁ

novembro 19, 2021

 

A chave foi passada! No dia 05/11, Dia Nacional da Cultura e da Ciência, realizamos a Cerimônia de Posse da nova diretoria do Instituto Macuco Jequitibá, que administra a nossa Casa de Cultura Jonas e Pilar. A cerimônia aconteceu logo após a peça de teatro AVENTAL TODO SUJO DE OVO, também dedicada à celebração do Dia Nacional da Cultura e a apresentação do projeto de ampliação do espaço físico da Casa e da Vaquinha colaborativa que está sendo feita para concluí-la.

Na ocasião compareceram autoridades e personalidades de Buerarema, como o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Roque Borges; a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Glécia Andrade; a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Lane Fonseca; e Eugênia Sanjuan, representando a Casa da Criança Padre José Carlos.

Tivemos a participação de Cassimiro Dias, fundador e primeiro presidente do Instituto, na época, Fundação Macuco Jequitibá, que se dedicava prioritariamente ao cuidado com o Meio Ambiente. A partir de 2010, em reuniões com o ator e jornalista Gideon Rosa e com a família Ganem, a Fundação passa a ser Instituto e a atuação se volta principalmente para a Cultura e Arte.

O ex-presidente Rafael Guirra, que passou a chave para a nova diretoria, discursou sobre a emoção de voltar a comungar de um espetáculo artístico presencialmente, mesmo que com restrições sanitárias. Ressaltou a importância da arte na vida do ser humano e de como Buerarema se destaca na região Sul da Bahia com a organização de projetos, na constância de produções artístico-culturais.  A atual presidenta Renata Figueiredo exemplificou algumas diferenças entre cultura e arte e de como a Casa de Cultura se desdobra em diferentes aspectos da nossa vida em comunidade mantendo o foco na formação e geração de oportunidades para artistas e técnicos da área. Agradeceu a presença de todos e reafirmou que a Casa de Cultura se disponibiliza para o diálogo e troca com todas as pessoas, grupos e organizações.

Também discursaram outros membros da diretoria como a conselheira Rita Maria de Coleto e o vice-presidente Admilson Reis e alguns convidados, como o vereador Roque Borges.

A nova diretoria é composta por:

Presidência: Renata Figueiredo.

Vice-Presidência: Admilson Reis.

Secretário: Rafael Guirra.

Tesouraria: Cleide Jardim.

Conselho Fiscal: Isabela Santos, Valdiclea dos Santos e Rita Maria de Souza.

Conselho Consultivo: Laura Ganem, Gideon Rosa e Marcelo Ganem.



You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook