Leitura coletiva - Ensaio Sobre a Cegueira

junho 16, 2020

E começamos mais uma jornada de leitura conjunta da Sala de Leitura Antonio Lopes! Dessa vez rumo a um forte exercício imaginativo proporcionado pelo escritor português José Saramago, o único escritor da língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de literatura.

"E se de repente todas as pessoas do mundo ficassem cegas?"

Numa entrevista, Saramago contou como teve a ideia para a história do livro. Estava sozinho num restaurante quando lhe veio à mente o seguinte questionamento: "e se fossemos todos cegos?" Mas logo ele pensou: "já estamos todos cegos".
É como se... não fosse preciso perder a visão para estar cego. Muitas coisas podem "cegar" uma pessoa. O ódio. A ignorância. O medo. Certezas, sejam estas factuais ou equivocadas. Até mesmo o excesso de informação pode impedir a visão clara do mundo.
Podemos até fazer uma relação com o Mito da Caverna, de Platão: aqueles homens acreditavam que as sombras projetadas seriam a verdade absoluta e ignoravam todo o resto.
Conta-se que, curiosamente, quando as primeiras caravelas surgiam no horizonte, alguns dos nativos simplesmente não conseguiram enxergá-las. Elas estavam lá, mas eles não as viam! A nossa visão e interpretação do mundo realmente podem nos pregar peças.

Ler Saramago pode ser desafiador para além do conteúdo: por não ter parágrafos a leitura segue num fluxo contínuo, a pontuação te exige atenção para interpretar.
"Isso é um dialogo? Mas que horas começou?"
É uma verdadeira transgressão! Mas com o desenrolar da leitura logo você se acostuma.

Você está convidado a ler Ensaio Sobre a Cegueira e a compartilhar conosco suas reflexões.

Baixe o PDF ou o arquivo MOBI em nosso DRIVE.

Acompanhe o cronograma:

Publicado por Renata Figueiredo

You Might Also Like

0 comments

Populares

Facebook